Atrasos e descontrole nos custos evidenciam a importância do gerenciamento de projetos

Especialização profissional passa a ser cada vez mais exigida por diversos segmentos de mercado. Seminário em setembro apresentará tendências aplicadas pela iniciativa privada

Em recente levantamento feito pelo Ministério do Planejamento foi constatado que as obras nas principais rodovias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) apresentam um atraso médio de quatro anos. O dado, que está relacionado apenas à infraestrutura rodoviária, pode ser facilmente associado a uma infinidade de outros projetos seja da esfera pública ou da privada.

Mas por que a distância entre o planejado e o executado é geralmente tão grande? A pergunta é recorrente e é aplicável tanto a obras de grande porte como também àqueles projetos que teimam em se arrastar indefinidamente, desqualificando qualquer esboço de cronograma.

“Existem inúmeros intervenientes na dinâmica de um projeto, especialmente naqueles que envolvem vários agentes, como os projetos públicos. Dessa forma, o gerenciamento dos projetos, ou seja, a gestão de variáveis como custo, escopo, risco, comunicação e tempo de planejamento e execução assume uma importância estratégica para o sucesso do empreendimento”, diz o presidente do PMI – São Paulo (Project Management Institute), João Gama Neto.

O conhecimento sobre procedimentos e processos na gestão de um projeto vem ganhando importância entre as qualificações de um profissional procuradas hoje por empresas dos mais diferentes segmentos de mercado. Com margens mais apertadas de lucratividade, os gestores estão atentos a “surpresas”. “A falta de controle no desenvolvimento de um projeto, um fluxo de comunicação deficiente ou ainda uma avaliação equivocada dos riscos envolvidos, significa invariavelmente aumento de custos e dilatação dos prazos de conclusão e de início de produção, por exemplo, de uma planta industrial que está sendo projetada”, alerta Gama Neto.

PMI – Desde a sua fundação, nos Estados Unidos, o PMI tem ampliado o número de associados pelo mundo e hoje conta com mais 500.000 profissionais, entre gerentes de projetos, diretores de empresas, analistas de projetos, analistas de sistemas, e outros, em mais de 185 países. “Somos uma referência no desenvolvimento de padrões para a prática da profissão de Gerenciamento de Projetos em todo o mundo”, diz o presidente do PMI-São Paulo.

O instituto é responsável pela publicação do PMBOK® Guide, (A Guide to the Project Management Body of Knowledge), o principal documento padrão do PMI e referência de melhores práticas para todos os profissionais. Até hoje, por volta de 4,2 milhões PMBOK® Guides já foram impressos. “Percebemos um aumento na procura por certificações em gerenciamento de projetos porque o mercado em geral está mais exigente quanto aos profissionais que contrata. A conjuntura econômica não tolera erros. O desenvolvimento e conclusão de um projeto para uma empresa pode significar o seu sucesso ou o seu fracasso”, explica Gama Neto.

Em São Paulo, o instituto é referência em termos de certificação de profissionais que atuam no gerenciamento de projetos e reúne 3.700 membros. O PMI – São Paulo é o segundo maior fora dos Estados Unidos e o oitavo no mundo em número de associados.

Encontro – Entre os dias 16 e 18 de setembro, o PMI – São Paulo organiza, em São Paulo, a 13ª edição do Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, com participação de 33 palestrantes do Brasil e de outros países. Eles trarão a público o que vem sendo desenvolvido no universo acadêmico e empresarial e aplicado por profissionais no gerenciamento de projetos dos mais diversos segmentos de atuação. Para o evento, são esperados cerca de 850 profissionais de empresas da iniciativa privada, pública e do cenário acadêmico, que discutirão as tendências desta especialização que vem ganhando destaque na formação de profissionais.

Na programação, palestras como Gestão de Projetos de Tecnologia na Ecorodovias; Desafios Gerenciais da Construção de um Estádio da Copa – o Caso da Arena da Amazônia; Gestão de Aspectos Intangíveis dos Projetos; Metodologia de Gerenciamento de projetos para Reconstrução Pós-desastre; Desafios do Gerenciamento de Projetos na Área de Óleo e Gás; Gerenciamento de Programas Complexos de Inovação no Governo de Minas Gerais; Gestão Estratégica de Riscos; Incerteza Previsível x Incerteza Imprevisível, entre várias outras palestras.

Esta edição comemora também os 15 anos do PMI – São Paulo, com um coquetel que finaliza os trabalhos do seminário.

Sobre o 13º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos
Um dos mais consagrados eventos sobre Gerenciamento de Projetos do continente, o seminário internacional acontece de 16 a 18 de setembro de 2013 (segunda a quarta-feira), no Centro de Convenções – FECOMERCIO, localizado na Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista – São Paulo-SP. A previsão dos organizadores é receber 850 profissionais atuantes no gerenciamento de projetos dos mais diversos segmentos de atuação.

Sobre o PMI
Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos. O instituto ocupa posição de liderança global no estudo e desenvolvimento de melhores práticas e recomendações para o Gerenciamento de Projetos em todo o mundo. O principal documento do PMI, “A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)”, é um compêndio de processos que facilitam o entendimento dos processos e o próprio gerenciamento de projetos em si. Atualmente, mais de 4 milhões de edições do PMBOK® Guide estão em circulação.

Sobre o PMI – São Paulo
Formalizado em 1998, o Capítulo São Paulo – primeiro no Brasil – conta com cerca de 3.700 membros, sendo o segundo maior capítulo fora dos Estados Unidos e o oitavo no mundo em número de associados. O PMI – São Paulo mantém uma intensa agenda local, com reuniões periódicas abertas ao público, Grupo de Estudos Técnicos (GETs), cursos para os exames de certificações PMP e CAPM, workshops e a realização de um Seminário Internacional sobre o tema.

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
http://www.conteudonaweb.com.br
Tel.: (13) 3304.7437 / 3304.7438 / (11) 3079.6339

Atendimento à Imprensa:

Samanta Lorena – samanta@conteudonaweb.com.br
13- 9177-1399
SKYPE: Conteudo Empresarial

Júlia Teodoro – julia@conteudonaweb.com.br
13- 8145.0372
SKYPE: julia_teodoro

Érica Amores – erica@conteudonaweb.com.br
13 – 7803.4654 – ID 84*53938 / 9706.6073
SKYPE: erica.amores

Valeria Bursztein – valeria@conteudonaweb.com.br
11 – 99104-2031 – SKYPE: vbursztein

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s