Não é de hoje que o PMI aborda o tema comportamento como parte integrante das competências básicas do profissional de gerenciamento de projetos. Na primeira versão do Guia PMBOK já constam habilidades comportamentais necessárias à profissão. Além da competência técnica de gerenciamento de projetos, em que é necessário desenvolvimento das áreas como custo, métodos ágeis, gerenciamento de riscos, tempo, escopo e demais áreas de conhecimento, o triângulo do talento propõe o desenvolvimento também em aspectos de liderança e em gerenciamento de negócios.
Essa visão tem como objetivo preparar melhor os profissionais da área para os desafios dos negócios, incluindo de forma explícita a preocupação com temas antes colocados à margem das discussões na formação do Gerente de Projetos. Estes aspectos, incluídos como fundamentais, já fazem parte do novo programa de certificação do PMI, no qual o profissional certificado terá que obter PDUs (unidade de desenvolvimento pessoal) especificamente em cada um dos três talentos.
Entendo esta inclusão como uma necessidade básica do mercado, onde o Gerente de Projetos passou a perder espaço, pois muitos não tiveram a oportunidade de desenvolverem-se adequadamente, baseando no entendimento de que bastava o conhecimento básico de gestão de projetos como ferramenta completa para se destacar e ser habilitado como líder de um empreendimento qualquer, independente de sua base de formação ou sua área profissional. Atualmente as empresas buscam por Gerentes de Projeto que conheçam de negócio e entendam as implicações dos projetos nos investimentos e resultados de uma organização. Neste sentido, existe no momento uma preocupação e atenção maior em relação a expansão do conhecimento e busca pela formação completa dos profissionais, com o objetivo de fazer com que os projetos obtenham os melhores resultados para as organizações.
Para tanto, o PMI desenvolvou este conceito e para cada talento há um conjunto de habilidades sugeridas para o desenvolvimento dos profissionais
Liderança
Aspectos comportamentais que são altamente valorizados pelas empresas:
- Negociação
- Resolução de conflitos
- Influência
- Comunicação
- Escuta ativa
- Trabalho em equipe
- Inteligência emocional
- Habilidades interpessoais (relacionamento)
- Brainstorming
- Coaching e mentoring
- Resolução de problemas
Gerenciamento de negócios e estratégia
Aspectos fundamentais para o entendimento dos negócios e como são definidas as estratégias que culminam em projetos:
- Gerenciamento do retorno do investimento
- Estruturas e modelos de negócio
- Funcões operacionais (financeiro, compras, vendas, logística, etc)
- Planejamento estratégico
- Conhecimentos de padrões da indústria específica (varejo, bens de consumo, manufatura, etc)
- Entendimento de questões jurídicas, regulatórias e de compliance
- Gerenciamento do relacionamento com o cliente
- Análise competitiva
- Condições de mercado
Gerenciamento técnico de projetos
Conhecimentos ligados à técnicas de condução de projetos, muitos deles tradicionalmente explicitados nas áreas de conhecimento do Guia PMBOK:
- Gerenciamento de escopo
- Gerenciamento de prazo
- Gerenciamento de custos
- Gerenciamento de recursos humanos
- Gerenciamento de riscos
- Gerenciamento de qualidade
- Gerenciamento de aquisições
- Práticas ágeis
- Gerenciamento valor agregado
- Gerenciamento do ciclo de vida do projeto
- Gerenciamento de requisitos
Estas são algumas das habilidades apresentadas no triangulo, porém o profissional não necessariamente precisa se limitar a elas e pode expandir o conhecimento para outros aspectos não listados. Sabemos que encontrar no mercado gerentes de projeto com todas estas habilidade é bastante difícil, mas o modelo serve de referencial a ser perseguido pela comunidade de profissionais que querem se destacar e buscar a excelência no exercício de sua profissão.
Neste sentido, entendo que o mais facíl de desenvolver está dentro dos aspectos técnicos e de negócio, onde é possível fazer obter conhecimento por meio de manuais, guias e documentação inerente a cada um dos temas. Qualquer um consegue estudar o Guia PMBOK e saber de cabeça todos os processos, suas entradas, ferramentas e saídas. Porém, o desenvolvimento em aspectos de liderança são mais difíceis de serem adquiridos, uma vez que é necessário ter o conhecimento e desenvolvier a habilidade para que se tenha resultados. Não basta ler um livro sobre comunicação e ao final se concluir: “sou agora um conhecedor de comunicação, portanto serei um bom comunicador”. As habilidades de liderança são adquiridas ao longo da carreira e do tempo, podendo ser desenvolvida mesmo por aqueles que se julgam sem ter este “dom”. Para tanto, é necessário buscar o conhecimento, aplicar na prática e desenvolver hábitos.