Qual será o futuro do Gerente de Projetos?

frases-sobre-o-futuro-9Muito se tem falado e escrito nas redes sociais a respeito da profissão de Gerente de Projetos. Alguns comentam e questionam se realmente esta categoria profissional se perdurará no mercado ou realmente veio pra ficar. Outros fazem previsões e dizem que este papel irá se extinguir nas organizações, dando espaço para que os líderes funcionais assumam naturalmente as atividades normalmente incumbidas ao GP.

Bom, eu faço uma análise bastante simples da situação, até mesmo para desmistificar o que é ser um Gerente de Projetos – o tipo de papel que muitas pessoas já desempenharam mesmo sem saber. Isso mesmo…as pessoas fazem projetos sem mesmo se dar conta de que estão fazendo, fazem gerenciamento de projeto, ainda que de forma tácita e sem muita técnica ou metodologia. A maioria das pessoas que fazem gerenciamento de projetos, mal sabe que existem técnicas, ferramentas, métodos, softwares e nem sonha que existe um instituto mundial que foi criado para desenvolver e disseminar o conhecimento.

Uns dias atrás estava indo para casa e  me deparei com uma obra que parecia ser uma futura lanchonete ou um restaurante. Perguntei curiosamente para uma pessoa que trabalhava no local do que se tratava o estabelecimento. O sujeito se apresentou como o dono do local e informou que seria aberta uma hamburgueria e que inauguraria em 30 ou 40 dias. Nisso fiquei pensando….ele é um Gerente de Projetos e nem sabe…Fiz mais alguns questionamentos sobre o projeto e entendi que ele estava fazendo tudo de forma intuitiva, sem usar qualquer método ou ferramenta, sem fazer um sofisticado plano de gerenciamento de riscos – embora ele sabia que os riscos poderiam ocorrer, como o atraso na instalação das luminárias e outros fatores externos.

É evidente que todos os projetos na história da humanidade, passando pelas Pirâmides do Egito até a Muralha da China, possuíram Gerentes de Projeto, embora os encarregados desta época não se intitulavam desta forma. Então, é possível afirmar que muitas pessoas acabam sendo Gerentes de Projeto, como um papel a ser desempenhado no momento necessário, mas que não necessariamente são profissionais dedicados a este papel. Com o desenvolvimento recente de conhecimento e desenvolvimento de práticas associadas ao gerenciamento de projetos, aprimorou-se a forma de fazê-los e com isso o aumento de chances de sucesso nos empreendimentos. No entanto, é possível observar que ainda “engatinhamos” em relação a maturidade na gestão deste empreendimentos, visto os números impressionantes de projetos fracassados, com enorme estouro de orçamento, prazos e entregas de baixa qualidade. Para suprir a necessidade na redução destes fracassos, existe uma crescente demanda por profissionais qualificados e que possam desempenhar o papel de GP melhor do que a maioria das pessoas que desenvolvem projetos de forma intuitiva.

O que mais se questiona atualmente está mais voltado ao real valor de muitas práticas de gerenciamento, como modelos de documentos, burocracia e uma série de processos que muitas vezes são feitos somente porque estão prescritos em algum manual ou porque se diz como “melhor prática”. Há um pragmatismo maior em relação aos reais resultados das práticas adotadas no sentido de entregar um projeto de sucesso. Há uma preocupação maior com o que realmente importa e com procedimentos que irão fazer a diferença no final. Não há mais espaço para improdutividade, fazer por fazer ou simplesmente criar algo simplesmente para impressionar. Não importa se o empreendedor se chama Gerente de Projetos, Coordenador de Projetos, Analista de Projetos, Engenheiro ou mestre de obras. O que importa são os resultados, ou seja, projeto certo da maneira certa.

Entendo que até possa haver uma revolução no papel do Gerente de Projetos, com utilização de métodos mais intuitivos, práticos e foco nos resultados. Contudo, não é possível imaginar que os empreendimentos simplesmente possam abrir mão de um líder, um gestor, ou qualquer que seja nome, a frente de um projeto.

Deixe seu comentário e sua opinião!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s